sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Já sabe onde depositar o seu óleo alimentar usado?

No passado mês de Novembro a GESAMB terminou a 2ª fase de colocação de novos equipamentos para recolha de óleos alimentares usados. Foram disponibilizados, nos 12 municípios da área de abrangência da GESAMB, 51 novos pontos de recolha de óleos alimentares usados (resultante da fritura de alimentos) – Oleões.


Estes novos pontos de recolha, vêm complementar a rede já existem, ou seja, a população poderá utilizar agora 110 pontos, para a deposição do seu óleo alimentar usado. Esta deposição deverá ser feita em garrafa de plástico devidamente fechada.Com este pequeno gesto estará a evitar graves problemas de poluição (na águas e no solos), entupimentos e danos nas tubagens dos edifícios e distúrbios no normal funcionamento das Estações de Tratamento de Águas Residuais. Este é um projecto da GESAMB em parceria com as Câmaras Municipais e têm por objectivo dar um encaminhamento adequado a este tipo de resíduo.


Como pode utilizar os oleões?

1-O oleão destina-se exclusivamente ao depósito de óleos alimentares usados (OAU) e nunca azeite ou óleos lubrificantes de motores;

2-Guarde o óleo usado na fritura numa garrafa de plástico (atenção: não colocar o óleo quente na garrafa);

3-Quando a garrafa estiver cheia, feche muito bem;

4-Deposite a garrafa no oleão mais próximo.